Seguidores

domingo, 17 de abril de 2011

Saiba Aproveitar...

Ovos
Saiba aproveitar...


Ele é um ingrediente importante no preparo de bolos e tortas e pode ser também o alimento principal de uma refeição. Para aproveitar todos os benefícios do ovo, siga alguns cuidados.


Atenção na hora da compra
- Verifique a data de validade na embalagem. Não compre ovos com rachaduras na casca para evitar qualquer tipo de contaminação.


Guarde com cuidado
- Não lave os ovos antes de guardá-los na geladeira. Esse procedimento aumenta a porosidade da casca, tornando-a suscetível à contaminação por micro-organismo.
- Se a sua geladeira não tem um compartimento específico para ovos, guarde-os na própria embalagem, na terceira prateleira (intermediária).  Limpe, antes, a parte externa da embalagem com um pano úmido! E evite guardá-los na porta da geladeira, pois o abre e fecha constante facilita a alteração da temperatura, além de promover atrito que pode quebrar a casca.
- Procure guardá-los com a ponta para baixo para manter a gema centralizada.
- Lembre-se de lavar o ovo antes de utilizá-lo para garantir a boa higiene da sua preparação. Assim, ao quebrá-lo, você evita que a clara e gema sejam contaminados pelas sujeiras presentes na casca.


Aproveite as sobras
- Gema: guarde-a na geladeira, longe da porta, em recipiente limpo e coberto com filme plástico por, no máximo, 24 horas. Se estiver inteira, mergulhe-a em água para não formar película na superfície.
- Clara: pode ficar na geladeira por até três dias, pois, ao contrário da gema, resiste bem a micro-organismos. Guarde-a, sem vestígios de gema, em recipiente limpo e coberto com filme plástico.


Teste de qualidade
- Antes de usar o ovo no preparo da receita, verifique se ele não está estragado: coloque-o em um copo com água, com a ponta voltada para baixo. Se afundar, está fresco. Se boiar na vertical, ou seja, com uma das pontas voltada para baixo, não está fresco, mas ainda assim poderá ser consumido. Entretanto, se ele ficar totalmente na superfície, na horizontal, está estragado.


Claras em neve
- Adicione uma pitada de sal à clara para que fique firme.
- Ao incorporar as claras a outros ingredientes faça movimentos delicados de baixo para cima, para garantir a textura.
- Para que a clara em neve adquira mais volume, retire os ovos da geladeira uma hora antes de usá-los. Limpe bem e seque os utensílios que serão usados.
- Nunca bata as claras com antecedência, pois elas soltam água e perdem o volume.


Ovo cozido
- Mergulhe a faca na água fervendo antes de cortá-lo. Assim a gema, mais delicada, não desmanchará.
- Coloque o ovo em temperatura ambiente, nunca gelado, na água fervente. Assim você evita que a casca se quebre durante o cozimento.


Ovo poché
- Acrescente algumas gotinhas de vinagre branco ou limão à água da panela para que os ovos não percam a forma. 
- E para que fiquem perfeitos, agite a panela no momento da fervura e jogue cada ovo no redemoinho formado pelo movimento da água.


Aproveite até a casca
Rica em cálcio, ela é um ótimo adubo. Basta lavá-la, secá-la no forno por alguns minutos e em seguida batê-la no liquidificador. Além de afiar as lâminas do utensílio, é um ótimo fortificante para suas plantas.

5 comentários:

João disse...

Ratifico todas essas informações pois são ,realmente, eficazes.
Abs
João

Andreia Braga disse...

Otimas informações sobre o ovo Rodrigo.

Bjs

Andreia Braga

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Oi! Parabéns pelo blog, já estou seguindo,viu!? Sou amiga de fé,irmã, camarada da FRAN, conhece?...Rsrsrsr

Boa sorte e até breve!

Paulinha

Unknown disse...

Menino, vc está incrível, hein?
Adorei as dicas! Muito interessantes mesmo! Até a próxima!

Margarida disse...

Oi Rodrigao, conheci hoje o seu blog, e olha, bela dica sobre os ovos... Lá em casa é coisa que nao pode faltar é ovo e ainda para mais ovo caseiro pois tenho uma quinta onde tem galinha, perú e pato e nao só...

Gostei do seu blog e vou-te seguir para nao perder as novidades.

Se quiser passear no meu cantinho fique á vontade!!

Beijo